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sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO KIT DE IGNIÇÃO IGNIFLEX

MANUAL DE INSTALAÇÃO FUNCIONAMENTO

LEIA O MANUAL COMPLETO ANTES DE INICIAR A
INSTALAÇÃO!
· É OBRIGATÓRIA A UTILIZAÇÃO DE VELAS
RESISTIVAS PARA EVITAR O MAU
FUNCIONAMENTO DO KIT;
· ANTES DE RETIRAR O DISTRIBUIDOR DO
VEÍCULO, VERIFICAR SE O MESMO É
RESPONSÁVEL POR ACIONAR A BOMBA DE
ÓLEO. SE SIM, MANTENHA O DISTRIBUIDOR
INSTALADO PARA MANTER O
FUNCIONAMENTO DA BOMBA QUE FAZ A

LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR.

SISTEMA DIGITAL DE IGNIÇÃO ESTÁTICO AUTOMOTIVO
Este sistema foi desenvolvido para substituir as funções do distribuidor de ignição convencional
platinado ou eletrônico.
O sistema possui a função de geração, distribuição e controle da centelha, responsável pela
queima da mistura de combustível nos motores álcool, gasolina, GNV e GLP.
Conheça todas as vantagens do Sistema IGNIFLEX comparado ao sistema convencional:
· Você receberá um kit completo para adaptação (módulo, bobina, cabos de vela,
suportes, sensor de rotação, flange, roda fônica e todos os reparos necessários);
· Não existe desgaste: elimina tampa, rotor, platinado, avanços, desgastes mecânicos e
etc;
· Dispensa regulagens periódicas;
· Não há riscos de falha do motor mesmo na presença de água, lama, etc *;
· Curva de avanço programada eletronicamente;
· Controle totalmente digital, resultando em precisão de funcionamento;
· Potência da centelha (faísca) até 75% maior do que os sistemas convencionais;
· Flexível e Versátil: podendo ser instalado em motores de 01 á 08 cilindros, álcool,
gasolina, GNV e GLP. (exceto para motores de 05 e 07 cilindros);
· Excelente custo e beneficio: este sistema dispensa manutenção. (recomendamos
verificação das velas e cabos de vela).
* Provenientes do sistema de ignição
Observação: Em alguns motores será necessário manter o distribuidor instalado ou
apenas seu eixo para acionamento da bomba de óleo e/ou combustível. Exemplos: GM

Opala 04 e 06 cilindros, Ford OHC 04 cilindros, VW com motor AP, entre outros.
        PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
A IGNIFLEX funciona baseada nos sistemas de ignição dos veículos injetados sem distribuidor.
A partir de uma roda fônica em movimento e um sensor de rotação fixo, instalado na
extremidade do virabrequim (ver figura 01, página 06), é gerado um sinal de tensão e enviado
ao modulo de ignição IGNIFLEX. Este sinal é utilizado para acionamento da bobina (tipo
transformador), chaveando-a em sincronia com o PMS de cada par de cilindro.
Este tipo de funcionamento caracteriza a IGNIFLEX um sistema de ignição estático de faísca

múltipla dispensando a utilização do distribuidor convencional

ANTES DA INSTALAÇÃO DO KIT
Para obter melhor desempenho do produto, certifique-se que as condições mecânicas estejam
adequadas, como:
· Compressão e vedação dos cilindros;
· Necessidade de regulagem de válvulas;
· Correção de possíveis falhas de alimentação (carburador ou injeção);
· OBRIGATÓRIA substituição velas comuns por velas resistivas.
INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO
1) Instalação da roda fônica e flange:
KIT COM SUBSTITUIÇÃO DE POLIA
Remover a polia original do virabrequim. Se necessário, substituir o retentor (não fornecido no
kit).
Modelos: IGD2000, IGD2016 e IGD2017.
KIT COM FLANGE
Motores AP, Opala com polia estampada: retire os parafusos de fixação da polia original e
substitua pelos parafusos que acompanham o kit+flange+roda fônica e aplique-os novamente.
Demais modelos: sobrepor a flange na polia do virabrequim utilizando os parafusos inclusos
no kit. Exemplos: Ford 2.3 OHC com polia dupla (ver em fotos, página 08)
Modelos: IGD2001, IGD2002, IGD2003, IGD2004, IGD2005, IGD2006, IGD2007, IGD2008,
IGD2009, IGD2010, IGD2011, IGD2012, IGD2013, IGD2014, IGD2015, IGD2018, IGD2019,
IGD2020, IGD2021, IGD2022, IGD2023, IGD2025, IGD2026 e IGD2029.
KIT COM SENSOR DE ROTAÇÃO NO DISTRIBUIDOR
Nesses kits, um rotor e tampa de alumínio com sensor substituirá rotor e tampa original.
Modelos: IGD2024 e IGD2027.
Importante: durante o funcionamento não deverá haver oscilações na polia. Estas
oscilações podem interferir no sinal gerado pelo sensor. Portanto, certifique-se de que o
eixo virabrequim e o seu encosto estão livres de impurezas, tintas, etc.
Utilize a ferramenta adequada para instalação da polia.
2) Instale o suporte e o sensor de rotação de acordo com cada tipo de motor (ver em fotos
conforme modelo do veículo). Em seguida ajuste a posição do sensor de forma que este
aponte no centro da polia virabrequim e mantenha uma folga entre o sensor e a roda

fônica de 0,6 á 1,00mm;
3) Fixação do módulo e bobina de ignição: recomendamos fixar estes componentes em
bases planas observando o comprimento do chicote e dos cabos de vela, caso
acompanhem o kit.
Ao fixar o módulo no cofre do motor, não fixe muito próximo, mantenha uma distância
mínima de 30 cm dos componentes de alta tensão como bobinas e cabos de ignição

para evitar interferência e mau funcionamento. Veja ilustrações abaixo:
O chicote de ignição não deve ser fixado na bobina ou no cabo de vela para evitar

interferência ou mau funcionamento. Veja ilustração abaixo:

Não instalar o módulo próximo á coletores, saídas de escapamento e motor para evitar
as altas temperaturas. Se preferir instale-o dentro do veículo.
O módulo pode ser instalado no cofre do motor ou dentro do veículo.
4) Conexão do chicote:
- Conector de 02 vias: ligar ao sensor de rotação;
- Conector da bobina de ignição: 03 vias para motor 04 cilindros;
6
04 vias para motor de 06 cilindros;
02 x 03 vias para motor de 08 cilindros.
- Fio Roxo: ligar positivo pós chave ignição, linha 15;
- Fio Amarelo: sinal digital (tipo sistema “hall” que simula o sinal do distribuidor);
- Par de fios vermelho e preto: ligar somente na bateria;
Vermelho: positivo da bateria
Preto: negativo da bateria
- Fio amarelo e preto: sinal para contagiro convencional;
- Fio azul: ligar a eletro válvula do sistema GNV. Variador de ponto (para opcionais com
GNV e GLP).
5) Ajuste do ponto de ignição (COM MOTOR DESLIGADO): girar o virabrequim até que o
pistão do primeiro cilindro esteja em PMS, em tempo de explosão. Com os parafusos da
roda fônica soltos gire-a em sentido horário até que o ultimo dente antes da falha fique
embaixo do centro do sensor (ver figura á seguir).
Esta posição fornecerá aproximadamente 10º de ponto inicial, o que permitirá o
funcionamento do motor e em seguida aperte os parafusos da roda fônica e estará
pronto para funcionamento.
ESTE AJUSTE DE 10º GRAUS É SOMENTE PARA O PRIMEIRO FUNCIONAMENTO,
OU SEJA, UTILIZA-LO SOMENTE A INSTALAÇÃO DO SISTEMA IGNIFLEX.
Fig.01: Sensor com roda fônica
O ajuste do ponto definitivo deverá ser feito obedecendo a tabela de regulagem do
fabricante do motor para seu melhor rendimento, se houver necessidade de atrasar ou
avançar o ponto de ignição, basta afrouxar os parafusos da roda fônica para deixá-la livre e
movimenta-la para frente ou para trás de acordo com a necessidade.
NOTA IMPORTANTE 01: ao conferir o ajuste com pistola convencional, o profissional
deverá estar atento que se trata de um sistema com “dupla centelha”, ou seja,
durante a leitura do ponto o valor se mostrará em dobro, semelhante aos veículos
injetados sem distribuidor.
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NOTA IMPORTANTE 02 - PARA POLIA MOTOR WILLYS IGD2000: o parafuso e as
arruelas que acompanham o kit deverão ser montadas de acordo com a figura abaixo.

                     http://www.igniflex.com.br/files/downloads/manualIgniflex.pdf

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