·
Características - Recipiente destinado ao armazenamento de gás
metano veicular (GMV). Possui uma coloração Rosa Seco (NBR 12.176). Em uma
das calotas deve conter as seguintes marcações:
- norma de fabricação; - pressão de serviço:200 bar; - fabricante; - número do cilindro; - capacidade volumétrica; - tara; - tipo de material; - etiqueta de identificação; - nome, fórmula química ou símbolo que identifique o GMV; - pressão máxima de trabalho:220 bar (204 kgf/cm2 ou 2.900 lb/in2); - volume líquido; - data do ensaio hidrostático; - data de reteste (a cada cinco anos); - data de rotação (135 graus em relação a posição atual a cada três anos); O volume efetivo do cilindro de gás dependerá das seguintes condições: - Temperatura: 21 graus celcius; - Pressão: 200 bar - Modificando estas condições o volume do cilindro será alterado. · Instalação - seu posicionamento deve ser em local protegido,de forma a minimizar danos, em colisão, e ventilado caso ocorra vazamento. - sua fixação no veículo, deve ser feita por meio de suporte sem a utilização de solda.
·
Características - Estrutura metálica ou de resistência similar,
cuja finalidade é fixar/sustentar rigidamente o cilindro ao chassi ou à
carroceria do veículo.
Vários cilindros podem ser agrupados em uma única estrutura, desde que atendam a solicitação mecânica necessária. · Instalação - quando o cilindro estiver montado no sentido longitudinal do veículo, se torna necessária a utilização de batentes; - tubos, válvulas e conexões, não podem ser submetidos a esforços de sustentação. - as abraçadeiras devem ser revestidas de material plástico e fixadas por meio de parafusos classe 8.8 e porcas extremamente rígidas. - Para veículos cuja capacidade de carga seja de até 1.500 kg, o suporte deve ser dimensionado para resistir a esforços estáticos de até 8 (oito) vezes a massa do cilindro, abastecido de gás metano veicular, em qualquer direção. Acima desta capacidade de carga, o valor será de 4 (quatro) vezes. Caso um teste físico ou memorial de cálculo não seja possível de acordo com a capacidade hidráulica do cilindro, o dimensionamento deve ser o seguinte: b.1) Capacidade de até 100 litros: - no. de caixas: 02 - material: ASTM A 36 ou material com resistência similar - sessão mínima: 3 x 30 mm - furação: 12 mm de diâmetro - parafuso: 10 mm de diâmetro (classe 8.8) b.2) Capacidade acima de 100 litros: - no. de caixas: 02 - material: ASTM A 36 ou material com resistência similar - sessão mínima: 6 x 50 mm - furação: 14 mm de diâmetro - parafuso: 12 mm de diâmetro (classe 8.8)
·
Características - componente destinado ao suprimento de gás do
veículo, pode ter um dispositivo de corte, com a indicação aberta/fechada.
- deve ser constituída de um engate rápido, e de dispositivos de alívio e retenção. · Instalação - deve ser rigidamente fixada ao veículo, em local apropriado, dentro do compartimento do motor, protegido e ventilado, com fácil acesso, e com identificação do tipo de gás e da pressão máxima de carga. - deve ser instalada, a pelo menos 300 mm do ponto de aterramento, dos pólos da bateria, do sistema de ignição e do alternador. Caso não seja possível, a mesma deve estar protegida. - caso seja necessário, proteger adequadamente a mesma, quanto a choques de objetos externos e quanto a proximidade do sistema de exaustão dos gases de combustão.
·
Características - componente destinado a prevenir a ocorrência de
pressão, acima da de ensaio hidrostático do cilindro.
- O cilindro deve estar equipado com válvula de alívio de pressão, para prevenir durante o reabastecimento ou em caso de incêndio a ocorrência de pressões acima da pressão de ensaio do cilindro. · Instalação - esta válvula deve ser instalada na válvula do cilindro, lacrada e, regulada e identificada para operar a uma pressão de: pressão de ajuste: 26,0 MPa pressão de regime: 28,0 MPa pressão de fechamento: 24,0 MPa
·
Características - deve ser de acionamento rápido, manual e ter
identificações das posições aberta/fechada.
- dotada de dispositivo de segurança para excesso de fluxo de pressão. Funciona como válvula diferencial de pressão, mantida aberta pela ação da mola que está calibrada de modo a permitir que saia do reservatório apenas a quantidade necessária de gás para alimentar o motor. Caso ocorra rompimento no circuito, a diferença de pressão vencerá a pressão da mola que fecha a válvula de excesso de fluxo. - dotada também de dispositivo de alívio de pressão, se a pressão no reservatório ultrapassar 280 bar, a resistência da mola é vencida e a válvula de alívio se abre eliminando o excesso de pressão. · Instalação - rosqueada ao gargalo do cilindro, tendo pelo menos sete filetes de rosca (19,05 mm) para dentro do mesmo. A instalação deve ser feita com auxílio de um torquímetro, verificando-se o momento de aperto da válvula, que deve ser de no mínimo 150 Nm.
·
Características - Componente destinado a indicar a pressão do gás
no cilindro.
· Instalação - Deve estar em local bem visível e instalado na entrada do redutor de pressão, e o mais afastado de local com alta temperatura.
·
Características - Componente que envolve a válvula do cilindro e
outros componentes, cuja finalidade é de direcionar eventuais vazamentos de gás,
para a atmosfera.
· Instalação - Deve estar instalado em todos os pontos que necessitem direcionar eventuais vazamentos e descargas de gás, para a atmosfera evitando assim gás metano no interior do veículo.
·
Características - Esta válvula é utilizada apenas em carros
carburados, ela interrompe o fluxo de gasolina quando o motor se alimenta com
gás. Caso ocorra defeito no eletroimã, pode-se abrir a válvula manualmente,
girando o registro (localizado na parte inferior da Eletroválvula) no sentido
horário.
· Instalação - Deve estar o mais próximo possível da bomba de combustível, e fixada rigidamente ao chassi do veículo, protegida contra choques de objetos externos e do sistema de exaustão dos gases de combustão.
Responsável
pelo gerenciamento da dosagem oxig./comb. Para se realizar uma perfeita
queima.
· Corpo de borboleta (injeção): A injeção eletrônica é um sistema não acionado pelo motor, comandado eletronicamente, que dosa o combustível.
·
Características - Conjunto de tubos e conexões, condutores do gás
metano veicular, na baixa pressão. Os tubos devem ser de material flexível,
compatível ao uso de GMV.
· Instalação - as conexões/fixadores devem atender as mesmas prescrições de pressão/temperatura de serviço e protegidas contra corrosão. - deve seguir o menor percurso, passando por locais acessíveis, protegidas em caso de colisão, e que permita fácil fixação. Deve ser dotada de flexibilidade suficiente para absorver os movimentos do motor e evitar o estrangulamento do fluxo de gás.
·
Características - Sua finalidade é reduzir a pressão do gás de
200 bar para a pressão atmosférica. É recomendado que se faça circular por
ele a água do radiador, evitando assim seu congelamento.
·
Instalação - Recomenda-se que a montagem seja feita no
compartimento do motor de forma que os diafragmas fiquem paralelos ao eixo
longitudinal do veículo, e nunca no eixo transversal, pois em
freadas bruscas, poderia comprometer o funcionamento dos diafragmas.
·
Características - Ela comanda as eletroválvulas de combustível,
controlando a passagem de um combustível para o outro.
· Instalação - Deve ser instalada no interior do veículo em local visível e acessível. Maiores informações, ver item 8 deste manual.
Devido
a descompressão, a temperatura do gás diminui bruscamente, para evitar seu
congelamento é necessário conectar o redutor ao sistema de resfriamento do
motor, no caso de refrigeração a água. Quando for refrigerado a ar, conectar
uma resistência no redutor.
·
Características - Componente que promove a dosagem de gás,
necessária ao correto funcionamento do motor.
· Instalação - Deve ser instalado o mais próximo possível do sistema de alimentação e o mais longe possível das extremidades do veículo e do sistema de exaustão.
·
Características - Conjunto de tubos e conexões , destinados a
conduzir o gás metano veicular, na alta pressão.
· Instalação - quando instalados em compartimento fechado do veículo deve-se prever dispositivo de ventilação para atmosfera. Deve seguir o menor percurso, passando por locais acessíveis, protegidas em caso de colisão, e que permita fácil fixação. Deve ser dotada de flexibilidade suficiente para absorver os movimentos do motor e evitar o estrangulamento do fluxo de gás. Na saída de cada cilindro, bem como em trechos retos, a cada 2,5 m, deve ser um sistema de flexibilidade (através de helicóide). - deve ser montado com bom afastamento do sistema de descarga.
·
Características - Dispositivo eletrônico que controla a mistura gás
metano e oxigênio, possibilitando uma queima mais perfeita e menos poluente.
Este controle é feito através da quantidade de oxigênio emitido nos gases de
escape e analisado pela sonda lambda.
· Instalação - Instalar o atuador o mais próximo possível do misturador e fixar a centralina longe de possíveis infiltrações de água e excessiva fonte de calor.
·
Características - Serve para interromper o (s) bico (s) injetor
(es) dos veículos com injeção eletrônica quando do uso com gás e simula a
situação de funcionamento dos bicos para que o sistema de injeção não detecte
anomalias.
· Instalação - destacar dos bicos injetores os cabos originais e inserir o do emulador.
·
Características - Processa informações recebidas da unidade de
comando da ignição eletrônica, ajustando o ponto de ignição em função da
rotação (aumenta o ângulo de avanço original entre de 3o e 15°). Pois a
velocidade de propagação da chama, em uma mistura ar-gás é muito mais lenta
que na mistura ar-gasolina.
· Observações: - Após a montagem, o ensaio de vazamento, e o abastecimento do veículo com pressão máxima de trabalho, deve ser feita uma inspeção, verificando se todos os itens deste manual foram atendidos. Qualquer problema, deve ser sanado para posterior liberação para uso. - Todos os componentes do sistema, devem ser anualmente vistoriados. - O proprietário do veículo convertido deve ser orientado de forma que o mesmo verifique alguns componentes do sistema. |
Redutor Metano Modelo 132-E: |
Parafuso tampa bobina | Válvula da 2ª redução | ||||
Bobina 12v | Alavanca da 2ªª redução | ||||
Suporte bobina | Eixo da alavanca da 2ª redução | ||||
Ruela bobina | Parafuso da alavanca da 2ª redução | ||||
Conjunto guia obstrução de gás | Junta da membrana da 2ª redução | ||||
Anel guia da obstrução de gás | Tampa da 2ª redução | ||||
Mola obstrução eletromagnética de gás | Porca 5X5 | ||||
Conjunto eletromagnético da obstrução de gás | Suporte do redutor | ||||
Tampa da 1ª redução e intermediária | Tubo de gás | ||||
Mola da 1a. Redução | Parafuso 5x25 | ||||
Porca da membrana da 1ª redução | Registro da marcha lenta | ||||
Ruela da membrana da 1ª redução | Anel da marcha lenta | ||||
Membrana da 1ª redução e intermediária | Guia da marcha lenta | ||||
Encaixe da membrana de redução intermediária | Parafuso5X35 | ||||
Orifício da passagem gás | Ruela de guia do registro da marcha lenta | ||||
Mola obstrução de gás | Mola de redução intermediária | ||||
Obstrução de gás | Porca da membrana da redução intermed. | ||||
Placa de obstrução de gás | Ruela da membrana da redução intermed. | ||||
Parafuso alavanca de redução intermediária | |||||
Encaixe membrana da redução intermed. | |||||
Parafuso da alavanca da 1ª redução | Placa da válvula da redução intermediária | ||||
Entrada do redutor | Alavanca de redução intermediária | ||||
Anel 2056 | Sede da válvula da redução intermediária | ||||
Filtro de pano | Eixo da alavanca da redução intermediária | ||||
Anel 2062 | Anel tampa | ||||
Tampa furo prova 1ª redução | |||||
Ruela da válvula da 1º redução | Campo do redutor | ||||
Anel de ligação tubo de água | |||||
Mola da válvula da 1ª redução | Ligação tubo de água | ||||
Parafuso de ligação tubo de água | |||||
Anel tampa furo prova redução intermediária | Apoio da mola da marcha lenta | ||||
Tampa furo de prova do redutor | Mola da marcha lenta | ||||
Anel da tampa de limpeza | Junta da membrana da 2ª redução | ||||
Tapa da limpeza manual | Mola membrana 2ª redução | ||||
Placa de válvula segurança 1ª redução | Ruela do suporte do redutor | ||||
Válvula de segurança da 1ª redução | Porca suporte do redutor | ||||
Mola da válvula segurança 1ª redução | Alavanca da 1ª redução | ||||
Registro da válvula segurança 1ª redução | Sede da válvula da 1ª redução | ||||
Anel sede da válvula da 1ª redução | Complexo da válvula da 1ª redução | ||||
Sede válvula da 2ª redução | Ruela do filtro |
Obs.: Após estabelecido o mínimo, o parafuso de regulagem do mínimo (N), não necessita de controle manual ou outras correções pois o sistema possui autocorreção.
LEGENDA:
A) Catalizador - B) Sonda Lambda - C) Motor - D) Bobina de Ignição - E) Injetor - F) Coletor de Aspiração - G) Válvula Borboleta - H) Sensor T.P.S. - I) Regulador de Fluxo - L) Central de Injeção Eletrônica - M) Tubo de Gás - N) Parafuso de Regulagem Mínima - O) Redutor de Pressão - P) Bobina eletroválvula de Bloqueio - Q) Relé - R) Bateria - S) Centralina Eletrônica de Comando - T) Chave de Ignição - U) Chave Comutadora - V) Misturador - Y) Variador de Avanço - Z) Botão para Regulagem do Sistema
E-mail: bediniconvertedora@metano.com.br |
bediniconvertedora@metano.com.br
ResponderExcluir